Localização

(79) 3215 - 9978
Rua São Francisco 120
Bairro Santo Antônio

Musculação


Atividade física de academia que trabalha os vários segmentos corporais utilizando os músculos, num trabalho contraria a uma resistência.
Pode ser direcionada com diferentes objetivos:
       - Preparação física: a musculação auxilia no desenvolvimento das qualidades físicas envolvidas nas modalidades desportivas, tais como: força, potência, resistência muscular localizada, etc.
       - Estéticos: é uma maneira de moldar as formas corporais
        - Recreativos: a musculação recreativa apresenta uma forma de lazer através do trabalho com peso.
        - Terapêuticos: a medicina, principalmente nas áreas de ortopedia e fisiatria, utiliza muito os exercícios com aparelhos nas reabilitações e correções nos desequilíbrios musculares; recuperação de atrofias musculares; auxilio na correção de vícios posturais; fortalecimento músculo - articular após intervenções cirúrgicas nessas estruturas; fortalecimento muscular durante períodos de imobilização, para se evitar a atrofia,
       - Profiláticos: a utilização do trabalho contra resistência com fins profilático deve ser encarada como um meio de grande importância para o prolongamento da vida atlética e de todos os indivíduos, reduzindo ou mesmo eliminando o risco das lesões ou vícios posturais.
       - Competitivos: levantamentos olímpicos e fisiculturismo


A  atividade de musculação hoje é praticada por pessoas de diferentes faixas etárias (de adolescentes a idosos com objetivos diferentes. Inúmeros estudos recomendam a pratica de atividade física para pessoas idosas, uma vez que com o envelhecimento ocorrem mudanças no corpo que, se não forem bem administradas, podem trazer uma série de problemas. Entre as mudanças estão a diminuição da massa muscular e, conseqüentemente, da força muscular, problemas como a osteoporose, ligamentos e tendões mais fracos. Mas a chamada terceira idade pode ser vivida com muita qualidade desde que acompanhada de um programa correto de atividade física. O ponto alto deste programa é a utilização da musculação com o objetivo de prevenir doenças e uma melhora na qualidade de vida. Músculos saudáveis ajudam os idosos a se manterem independentes, reduzindo de forma significativa as quedas nesta fase. Outro grande problema da área médica é a osteoartrose (processo degenerativo das articulações) que atinge não só os idosos. Pesquisas têm concluído que os exercícios com peso ajudam a manter a funcionalidade das articulações, fortalecendo a musculatura adjacente e de apoio, aliviando a dor aos movimentos e eliminado o espasmo.
Após essa pequena descrição dos diversos campos de atuação da musculação, é possível considerarmos a musculação como uma ótima opção para os adolescentes. É na faixa entre os 13 aos 17 anos que ocorre a maior procura da musculação, por inúmeros motivos: estético, corretivo, melhora da performance em determinada modalidade desportiva e até por razões psicológicas de auto-afirmação. Atualmente, é possível empregarmos a musculação para trabalharmos com adolescentes, sem que haja prejuízo algum para seu crescimento, desde que o profissional atente para o fato de que esse indivíduo jovem possui estruturas óssea, muscular e articular em formação, portanto, o trabalho executado deverá ser totalmente diferente de uma pessoa adulta.